Playing via Spotify Playing via YouTube
Skip to YouTube video

Loading player…

Scrobble from Spotify?

Connect your Spotify account to your Last.fm account and scrobble everything you listen to, from any Spotify app on any device or platform.

Connect to Spotify

Dismiss

Biography

U.D.R. (também conhecida por UDR 666) foi uma banda mineira de rock cômico criada em 2003. Tinham uma musicalidade extremamente ofensiva, buscando ofender tudo e todos, narrando diversos crimes, como estupro, assassinato e zoofilia. O alvo do grupo em sua grande maioria eram cristãos e, de uma forma indireta, conservadores.

O nome do grupo foi inspirado na União Democrática Ruralista, pois a banda queria um nome que transmitisse conservadorismo, em contraste as suas letras politicamente incorretas. A ideia veio de MS Barney. Em uma entrevista em 2015, Barney afirmou que a União Democrática Ruralista se tratava "do que há de mais direito, nojento e preconceituoso no mundo". Em entrevista, Rafael Mordente disse: “Eu ia dizer que significa "Udora" sem as vogais, mas ninguém pescou essa piada ainda. A ideia era usar uma sigla baseada em algo que remetesse a puritanismo e conservadorismo extremos. De início, a intenção era usar "TFP", por causa daquele movimento "Trabalho, Família e Propriedade" ou coisa que o valha. Mas daí o Barney teve a ideia de usar "UDR" por causa da União Democrática Ruralista, um partido extremamente conservador. Gostamos da ideia e topamos." O resultado dessa escolha foi uma total ofuscação do que um dia foi a União Democrática Ruralista, com qualquer pesquisa te redirecionando para uma completa sátira da mesma.

A banda teve suas ações canceladas por completo em 2016, resultado de um processo judicial feito contra os membros atuais na época (Thiago Machado: MC Carvão e Rafael Mordente: Professor Aquaplay).

A U.D.R. surgiu em Belo Horizonte no ano de 2003, originada da dupla MC Abutre e MC Carniça, que abasteceu a fogueira dois anos antes com as músicas "Bonde da Depressão", "Bonde da Mutilação" e "Dança do Pentagrama Invertido".

Entre 2003 e 2005, estabeleceu-se um trio - MC Carvão, Professor Aquaplay (também MC Abutre, na ocasião) e MS Barney, chegando a lançar em 2003 o disco "Seringas Compartilhadas Vol.2 - Concertos Para Fagote Solo, em Si Bemol" com essa formação. Foi lançada, junto com o disco, a icônica camiseta "O Amor Move Montanhas", que mostrava de forma sutil a silhueta de um homem defecando na boca de uma mulher. Nem mesmo os poucos (porém fiéis) fãs não se atreveram a comprar a peça à época de seu lançamento, cuja reedição atualmente é reivindicada por alguns apreciadores do grupo.

A U.D.R. atingiu maior reconhecimento com a gravação do disco e a disseminação viral das velhas músicas, bem como regravações das mesmas e novos hits, como "Bonde do Aleijado" e "Bonde da Orgia de Travecos". Até então, o grupo primava por batidas simples, baseadas no funk carioca, com letras escatológicas e humor de péssimo gosto. Alguns sons, entretanto, eram mais calcados no rap paulistano, de cadência lenta e rimas arrastadas - mas de teor igualmente corrosivo.

De qualquer maneira, isso rendeu ao trio bons frutos com tribos urbanas de toda sorte - dos indies e descolados que descobriram o funk no Napster aos roqueiros da pesada e demais adeptos da boa e velha degradação da imagem de Cristo. Obviamente, também vieram os detratores - que se ofenderam por alguma razão ou simplesmente se recusaram a desenvolver senso de humor. De uma forma ou de outra, o grupo teve, para sua própria surpresa, sua música levada a ouvidos nunca antes imaginados.

Com fãs e detratores, a banda participou da terceira edição do Kool Metal Fest em 2004, fazendo um show morno que, para bem ou para mal, acalentou a urgência dos fãs paulistanos em conhecerem a banda pessoalmente. Esta apresentação ficou marcada pela fidelidade que os paulistanos passariam a ter pelas músicas do grupo, além de ter aberto as portas em longo prazo para apresentações em outras localidades brasileiras.

Em 2005 foi lançado um novo compêndio de músicas, sob o manto do disco "Jamo Brazilian Voodoo Macumba Kung Fu… CD", que jamais foi prensado ou lançado - embora muitos creiam no exato oposto, o que deu ao suposto álbum um status de "lenda". As músicas que constavam neste punhado de obras foram direto para as playlists dos fãs, que passaram a cantar em uníssono as letras de "Avião Brutal do Scat", "Gigolô Autodidata" e "Sensação Besta No Furico". Foi o primeiro passo da banda para fora do funk carioca, com flertes no metal, no trip hop, no punk rock e no hip hip norte-americano.

O ano de 2006 foi marcado por apresentações mais frequentes e aumento significativo na audiência. Também foi o ano em que o álbum WARderley foi lançado. 2006 também foi marcado pela saída de MS Barney, que viria a fazer aparições esporádicas em gravações e contribuições em letras. Por fim, a banda foi convidada a participar do programa Gordo Freak Show, na MTV Brasil, tendo também a oportunidade de conhecer outros estados brasileiros além de São Paulo - todos com boa receptividade do público.

No ano que se segue, Professor Aquaplay e MC Carvão estão bastante ocupados, mas se concentrando na composição - com muita calma, claro - do material para um próximo disco. Nessa época, a banda flertava vigorosamente com o hip hop norte-americano e prometia batidas de rachar o assoalho e refrões grudentos.

Edit this wiki

Don't want to see ads? Upgrade Now

Similar Artists

API Calls