Playing via Spotify Playing via YouTube
Skip to YouTube video

Loading player…

Scrobble from Spotify?

Connect your Spotify account to your Last.fm account and scrobble everything you listen to, from any Spotify app on any device or platform.

Connect to Spotify

Dismiss

Wiki

  • Release Date

    1 January 2007

  • Length

    13 tracks

Empezar Desde Cero é o quinto álbum de estúdio do grupo musical mexicano RBD, lançado internacionalmente através da editora discográfica EMI Music em 20 de novembro de 2007. O disco trouxe treze faixas inéditas nas quais três foram compostas por três membros do grupo, Alfonso Herrera, Christopher von Uckermann e Dulce Maria, sendo este o primeiro álbum do RBD a conter faixas autorais. Para este material o grupo continuou a trabalhar com colaboradores frequentes como Armando Ávila e Carlos Lara, trazendo a produção executiva de Gustavo Borner e Pedro Damián, diretamente dos estúdios da gravadora do grupo em Los Angeles e Cidade do México. A obra, que possui como base uma sonoridade de pop rock e pop latino, recebeu revisões positivas por parte dos críticos de música. O conteúdo lírico da obra aborda principalmente o amor e seus diferentes pontos de vista e foi direcionado para um público mais amplo, que estava crescendo com o grupo, segundo os próprios integrantes.

Empezar Desde Cero teve ao todo três singles, "Inalcanzable", "Empezar Desde Cero" e "Y No Puedo Olvidarte", e estes, com exceção do último, figuraram em várias paradas musicais internacionais, entre elas a parada de faixas latinas e a parada de canções pop latinas, ambas da revista Billboard, nas quais atingiram as cinco primeiras posições. Ainda em 2007 foi lançada uma segunda versão para o disco, intitulada Empezar Desde Cero Bonus Tracks, que continha todas as canções presentes na edição padrão mais seis composições de álbuns anteriores. Em junho de 2008 foi lançada uma terceira edição para o álbum, a Empezar Desde Cero Fan Edition, que continha mais três canções inéditas, em parceria com o grupo Kudai e a cantora mexicana Eiza González.

A nível comercial, alcançou bom sucesso internacionalmente, inclusive nos Estados Unidos, onde estreou na sexagésima posição na Billboard 200, na qual permaneceu por uma semana, tendo sido esta a sua posição de pico. Apesar disso, tornou-se o terceiro disco consecutivo dos artistas a liderar a tabela de álbuns latinos. No México, tornou-se a segunda vez que um álbum do estúdio do grupo não conseguiu estrear no número um da tabela de álbuns do país, obtendo apenas a sexta posição e recebendo um certificado de platina por quatro vezes pela Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas (AMPROFON). Ademais, recebeu uma nomeação a 8ª cerimônia do Grammy Latino onde concorreu ao prêmio de Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla em 2008.

Edit this wiki

Don't want to see ads? Upgrade Now

Similar Albums

API Calls