Playing via Spotify Playing via YouTube
Skip to YouTube video

Loading player…

Scrobble from Spotify?

Connect your Spotify account to your Last.fm account and scrobble everything you listen to, from any Spotify app on any device or platform.

Connect to Spotify

Dismiss

Wiki

  • Release Date

    1 January 1968

  • Length

    11 tracks

Os Mutantes é o álbum de estreia da banda brasileira da tropicália Os Mutantes . Foi lançado originalmente em 1968 pela Polydor e mistura estilos musicais tradicionais brasileiros com a psicodelia americana e britânica. O álbum inclui um cover de" Once Was a Time I Thought " de The Mamas & The Papas , traduzido para "Tempo no Tempo", e um cover de "Le premier bonheur du jour", previamente gravado por Françoise Hardy .Foi relançado em 1999 pela Omplatten Records e novamente em 2006 pela empresa controladora da Omplatten (e da Polydor), Universal Records .

O álbum foi aclamado pela crítica em todo o mundo e foi colocado em 12º lugar na lista da revista Mojo dos "50 álbuns mais divulgados de todos os tempos". Aparece em nono lugar na lista dos 100 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos da revista Rolling Stone . Ele também está listado em 39º lugar no "Top 40 Stoner Albums" da Rolling Stone . Ele também aparece em 9º lugar na lista dos 10 melhores álbuns de rock latino de todos os tempos dos Rolling Stones .

Os Mutantes fizeram sua estreia pública como banda em 1966 em um programa da TV Record , que foi ao ar antes do programa da Jovem Guarda , chamado O Pequeno Mundo de Ronnie Von . A banda ficou responsável pela trilha sonora, tocando principalmente versões rock de composições eruditas, e também fazendo covers de sucessos dos Beatles e de outras bandas. Após a estreia, a banda foi convidada para participar de vários outros shows, inclusive da própria Jovem Guarda , mas acabou sendo rejeitada por não aceitar os diversos instrumentos que a banda utilizaria no palco.

Em 1967 conheceram Gilberto Gil através do compositor vanguardista Rogério Duprat . Com Gil, Mutantes gravou suas músicas "Bom Dia" e "Domingo No Parque" e estreou esta última no II Festival de Música Popular Brasileira onde a banda conquistou o segundo prêmio. Depois disso, os Mutantes começaram a se envolver mais com o novo movimento Tropicália de Gil e participaram de muitos eventos notáveis no início do movimento. Ao realizarem sua escavação contra a ditadura militar brasileira intitulada "É Proibido Proibir" no III Festival Internacional da Canção , o público vaiou. Também participaram do show Divino, Maravilhoso , que foi o último grande evento da Tropicália. A banda contribuiu com a faixa-título do áudio- manifesto do movimento Tropicália , a coletânea Tropicália: ou Panis et Circencis . A banda também tocou em discos dos também tropicalistas Gilberto Gil e Caetano Veloso , além de comerciais de televisão e jingles da Shell Corporation .

O LP de estreia autointitulado dos Mutantes foi lançado em 1968 e trazia a composição de Gil/Veloso "Panis Et Circenses" com arranjos de Duprat. A música, que também apareceu na compilação Tropicália , criticava a burguesia que vivia complacentemente sob o regime militar opressivo do Brasil. A banda fez um cover de "Once Was A Time I Thought" (traduzido e renomeado como "Tempo No Tempo") da banda pop californiana The Mamas and the Papas , e apresentou uma versão de "Le Premier Bonheur Du Jour" do francês yé- sim, a cantora Françoise Hardy , que a cantora Rita Lee embelezou com o som de uma lata de aerossol disparando rajadas de repelente FLIT . Versões cover de "A Minha Menina" de Jorge Ben , "Baby" de Gal Costa e do hit internacional de inspiração baião de Sivuca / Miriam Makeba "Adeus Maria Fulô" também apareceram no disco em novos arranjos psicodélicos .

Em análises retrospectivas após o relançamento do álbum, mais de três décadas após sua gravação, AllMusic chamou o álbum de "uma viagem extremamente inventiva que assimila pop orquestral , psicodelia caprichosa , música concreta , ambientes de som encontrado, guitarras fuzztone e go-go basslines", concluindo que "é muito mais experimental do que qualquer um dos álbuns produzidos pelas bandas psicodélicas de primeira linha da época na Grã-Bretanha ou na América". Crawdaddy afirmou que quem não fala português "pode não ter ideia do que os popsters psicodélicos estão cantando, mas a inventividade selvagem e os refrões divertidos de sua estreia falam alto o suficiente. O disco foi profundamente influenciado pela música vinda dos EUA e o Reino Unido na época, mas Os Mutantes estavam desbravando novos caminhos." O autor John Bush rotulou o álbum de "pop psicodélico enlouquecido" e uma "bagunça estridente e divertida de um disco com longas passagens de sons ambientais, música em fita e linhas de guitarra torturadas que nenhum engenheiro que se preze teria permitido na mixagem ." Ultimate Classic Rock chamou-o de um dos 25 melhores álbuns de rock psicodélico .

Edit this wiki

Don't want to see ads? Upgrade Now

Similar Albums

API Calls