Playing via Spotify Playing via YouTube
Skip to YouTube video

Loading player…

Scrobble from Spotify?

Connect your Spotify account to your Last.fm account and scrobble everything you listen to, from any Spotify app on any device or platform.

Connect to Spotify

Dismiss

Biography

  • Years Active

    1978 – present (46 years)

  • Founded In

    São Paulo, Brazil

  • Members

    • Virginie Boutaud

Metrô foi uma banda de pop/rock brasileira, formada em 1979 na cidade de São Paulo. Formado por Virginie (voz), Alec (guitarra), Yann Lao (teclado, piano, guitarra e percussão), Zavié (baixo), Dany Roland (bateria, violão, guitarra e acordeom) - todos eles franceses radicados no Brasil -, a banda foi conhecida especialmente na primeira metade da década de 1980, quando obteve sucesso nas paradas brasileiras com canções como "Beat Acelerado", "Johnny Love" e "Tudo Pode Mudar".

Início

A banda nasceu com o nome de "A Gota Suspensa" e seguia a linha do rock progressivo, influênciada pela predominância dos teclados. Com esse nome, o grupo lançou um LP independente em 1984. Apesar de não obter repercussão comercial, o disco chamou a atenção dos diretores da gravadora CBS, que contratou o conjunto. A Gota Suspensa mudou de nome e passou a se chamar "Metrô". O grupo também deixou o estilo rock progressiva e adotou uma linha mais pop/rock, desta vez influênciada especialmente pela "New Wave" daquela época.

Sucesso

No final de 1984, o grupo gravou um compacto, com a música "Beat Acelerado", que obteve grande sucesso no Brasil. Em 1985, foi lançado "Olhar", primeiro e único LP do Metrô. O grupo também participou da trilha sonora do filme brasileiro "Rock Estrela", dirigido por Leal Rodrigues.

Fim do Metrô

O grupo passou a realizar vários concertos por todo Brasil. O excesso de shows e de exposição, somadas as pressões comerciais, desgastaram a banda. No auge do sucesso, a vocalista Virginie deixou o Metrô em abril de 1986.

Tristes Tigres

Os membros remanescentes escolheram Pedro Parq, ex-vocalista do grupo de rock português Mler If Dada, para substituir Virginie, e adotaram um novo nome: "Tristes Tigres". Em 1987, eles lançaram o LP "A Mão de Mao", único álbum do grupo. Naquele mesmo ano, a banda foi desfeita. A ex-vocalista Virginie ingressou em uma nova banda, chamada "Fruto Proibido", que lançou em 1988 o álbum "Crime Perfeito", mas logo abandonaria o projeto.

Retorno

Após o fim, alguns de seus integrantes voltaram para a Europa. A vocalista Virgine casou-se com um diplomata e mudou-se para Moçambique. Anos depois, todos os membros originais voltaram ao Brasil. A convite do ex-produtor da banda Luiz Carlos Maluly. Dany, Yann, Zaviê e Alec se reuniram novamente.

Em agosto de 2002, eles fecharam um acordo com a gravadora Trama, que lançou em novembro o CD "Déja-Vu", que incluía composições inéditas e ainda regravações dos hits "Beat Acelerado" e "Johnny Love", além de covers de "Aquarela do Brasil" (de Ary Barroso) e "Mensagem de Amor" (dos Paralamas do Sucesso). O álbum ainda teve as participações especiais de Jorge Mautner, Nélson Jacobina, Otto (ex-Mundo Livre S/A) e de Preta Gil, entre outros.

Zaviê se desligou do grupo ainda naquele ano, mas os demais intergrantes se reuniram em apresentações para divulgação do álbum. Em 2003, o grupo musical realizou uma turnê pela Europa e África para divulgar esse trabalho.

Discografia
*1983 - A Gota Suspensa (Underground - Com o nome antigo do grupo)
* 1984 - Beat Acelerado (CBS - Compacto simples)
* 1985 - Olhar (CBS - LP)
*1987 - A Mão de Mão (Epic/CBS) - Como Tristes Tigres, mas o curioso é que tem o nome Metrô na capa.
* 2002 - Déja-Vu (Trama - CD)

Outros Trabalhos:

*1988 - Virginie e Fruto Proibido (Epic)
*1992 - The Passengers (Adrenaline)

Edit this wiki

Don't want to see ads? Upgrade Now

Similar Artists

API Calls