Playing via Spotify Playing via YouTube
Skip to YouTube video

Loading player…

Scrobble from Spotify?

Connect your Spotify account to your Last.fm account and scrobble everything you listen to, from any Spotify app on any device or platform.

Connect to Spotify

Dismiss

Biography

Nascida em Recife, Flaira ingressou na vida artística aos seis anos de idade através da dança. Filha de pais foliões, viveu a infância rodeada de estímulos artísticos ligados às manifestações do carnaval de Pernambuco. Formada em Comunicação Social, Flaira é cantora, compositora e dançarina.

Aluna do lendário mestre Nascimento do Passo, Flaira tem trajetória ligada a difusão do frevo desde a infância e há mais de vinte anos trabalha na
criação de espetáculos que relacionam a cultura popular à arte contemporânea. Com sólida formação, participou de festivais, feiras de turismo e circuitos culturais no exterior, apresentando-se em países como Alemanha, França, Suíça, Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina, Peru, China, Índia e Estados Unidos.

Em 2011 estreou em Recife seu primeiro espetáculo solo O frevo é teu?, dirigido por Bella Maia. O trabalho lhe rendeu prêmio de melhor bailarina no 17º festival Janeiro de Grandes Espetáculos, maior festival de artes cênicas do Nordeste. Em 2013 realizou ao lado da dançarina e pesquisadora Valéria Vicente a pesquisa artística O Espaço do Passo, projeto fomentado pelo edital Funcultura/2012. Em janeiro de 2014 estreou Frevo de Casa no Centro Cultural Correios, um espetáculo de improvisação entre música e dança que também lhe rendeu prêmios pela crítica especializada. Entre 2012 e 2016 integrou a Antônio Nóbrega Cia de Dança (SP), atuando como intérprete criadora dos espetáculos “Húmus” e “Pai”, e foi professora de danças populares do Instituto Brincante em São Paulo. Flaira também dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Benjamin Taubkin, Spok, e Alexandre Ribeiro em projetos de música e dança.

Em 2015 lançou seu primeiro disco intitulado “Cordões Umbilicais“, projeto de música autoral independente que marcou estreia da artista como cantora e compositora. Elogiado pela imprensa nacional, o disco ganhou notoriedade através da canção “Me curar de mim” e entrou na lista dos 100 melhores discos do ano no site Melhores da Música Brasileira.

O espírito reflexivo de suas canções chamou a atenção dos organizadores do TEDx UFPE e em 2016 Flaira apresentou a palestra “Por trás do aplauso” que até agora é a mais vista na história de Pernambuco. Neste mesmo ano, Cordões Umbilicais foi contemplado pelo edital da Caixa Cultural São Paulo e Flaira realizou temporada de cinco apresentações na capital paulista. Em seus shows, dividiu o palco com artistas como Karina Buhr, Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), China, Juliano Holanda e Antônio Nóbrega. O disco vem circulando em importantes festivais da música independente nacional como: Recbeat (PE), Prata da Casa (SP), Festival Ilumina (GO) e Festival de Inverno de Garanhuns (PE).

Em 2017 Flaira foi convidada para cantar no renomado Festival La Soufflerie (França) e assinou a direção e concepção artística do espetáculo de dança e música “4×4”, em Rezè, ao lado do coreógrafo e bailarino mineiro Pedro Rosa. Atuou como preparadora corporal do espetáculo “Dorinha, meu amor” dirigido pelo dramaturgo João Falcão e atualmente realiza shows e oficinas que relacionam música, dança e improvisação.

Edit this wiki

Don't want to see ads? Upgrade Now

Similar Artists

API Calls