Playing via Spotify Playing via YouTube
Skip to YouTube video

Loading player…

Scrobble from Spotify?

Connect your Spotify account to your Last.fm account and scrobble everything you listen to, from any Spotify app on any device or platform.

Connect to Spotify

Dismiss

Wiki

  • Release Date

    1987

  • Length

    24 tracks

Inédito foi um álbum de estúdio encomendado de forma privada por Antônio Carlos Jobim, lançado em 1987 em edição limitada para comemorar seu 60º aniversário, e relançado em 1995 para o público em geral. Foi lançado nos Estados Unidos em 2006 como The Unknown, pela DRG Records.

O álbum foi uma retrospectiva da carreira que contou com muitas das canções mais famosas de Jobim, além de materiais menos conhecidos que ele nunca havia gravado. Mais tarde afirmou que Inédito foi o álbum que mais gostou de gravar e considerou um dos melhores trabalhos da sua carreira.

Em 1987, Jobim comemorou 60 anos. Para marcar a ocasião, o conglomerado industrial brasileiro Odebrecht contratou Tom para gravar um álbum de edição limitada, permitindo-lhe controle financeiro e artístico. O projeto foi supervisionado por Vera de Alencar, amiga de Jobim e museóloga responsável por seu arquivo de músicas e documentos, e Jairo Severiano, notável historiador da música popular brasileira. Jobim trabalhou nas gravações na mesma época de Passarim (Verve, 1987), seu primeiro disco em sete anos. Quatro mil exemplares das gravações particulares foram distribuídos para escolas, bibliotecas, museus e clientes da Odebrecht. Um ano após a morte de Jobim, sua família chegou a um acordo com a Odebrecht para lançar o álbum ao público em geral através do BMG Brasil.

Como parte do acordo para a gravação do álbum, Jobim estipulou que a gravação fosse feita em sua casa, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Sua sala de piano foi convertida em estúdio de gravação, com Carlos de Andrade atuando como engenheiro de som. As faixas foram cortadas entre 13 de maio e 30 de agosto de 1987.

“Começamos por volta das onze da noite”, lembrou Severiano, “Quando não havia mais movimento nas ruas e perigo de vazamento de ruído, e terminamos um pouco antes das duas da manhã”. Jobim acrescentou: “Nesta minha casa ouve-se o coaxar de um sapo a 200 metros de distância”.

Para os músicos, Jobim contou com a Banda Nova, seu grupo de turnês e gravações que incluía amigos próximos e familiares, como sua esposa Ana, sua filha Elizabeth e seu filho Paulo, além de Jaques e Paula Morelenbaum, e Danilo Caymmi e sua esposa Simone.

“Gravamos com total tranquilidade, sem as pressões habituais da indústria”, disse Paulo Jobim.

Inédito recebeu críticas unanimemente positivas quando foi lançado ao público em geral.

O Daily Telegraph saudou o álbum como "Uma joia perdida do melhor compositor do Brasil", e o crítico Mark Hudson escreveu em sua crítica que "O relançamento de um álbum extraordinário, mas pouco conhecido, dos anos de crepúsculo de Jobim lança uma nova luz sobre este fascinante figura e em todo o fenômeno da bossa."

Hudson elogiou a "fabulosa varredura" de Inédito, mostrando a variedade de gêneros musicais e artistas que influenciaram o trabalho de Jobim, como o jazz da Costa Oeste, o modernismo europeu, Debussy e o compositor brasileiro Pixinguinha. “Você tem uma noção dessa rica mistura de influências em Inédito. O toque de sereia das vozes femininas traz uma sensação de exaltação com ecos de cantos religiosos africanos, da liturgia católica e das texturas fugitivas que alimentaram a música brasileira. um elemento kitsch nunca sai de cena… Apesar de toda a sofisticação de sua visão musical, Jobim é um compositor popular, que nunca perde de vista as origens de sua música nos bares e festas nas praias do Rio. Assim como seu contemporâneo Burt Bacharach, ele faz coisas extraordinárias com a melodia, ao mesmo tempo em que se certifica de dar ao homem da rua uma recompensa emocional de fácil digestão. É essa mistura complexa do alto e do baixo, do refinado e do levemente bobo, que faz Jobim e a bossa nova em si é um fenômeno tão atraente."

A música de Jobim “brilha nas mãos de seu eterno mestre”, afirmou Philadelphia Weekly. "Para aqueles familiarizados com esse gênero envolvente e amigável ao jazz, as composições bem conhecidas de Jobim estão incluídas aqui: a brisa costeira 'Wave', o saltitante 'Desafinado' e, claro, a onipresente 'Garota de Ipanema' que Jobim transforma em um nova versão acústica 'remixada'. Também estão incluídas várias composições menos conhecidas, desde o taciturno solo de piano valsante 'Imagina' até a efervescente 'Derradeira Primavera'."

Em sua crítica de Inédito no AllMusic, Richard S. Ginell disse: "O sentimento de saudade está muito presente no presente de aniversário de Jobim para si mesmo - ele disse mais tarde que este era seu álbum favorito - e todos os seus conhecedores deveriam tentar para caçá-lo."

Todas as músicas de autoria de Antônio Carlos Jobim, letras indicadas. (Exceto "Modinha", escrita por Heitor Villa-Lobos e Manuel Bandeira.)

Edit this wiki

Don't want to see ads? Upgrade Now

Similar Albums

API Calls